Páginas

domingo, 15 de abril de 2012

TIC's nas escolas...

Nos dias atuais, as escolas vêm sentindo que a maioria dos educandos têm acesso e grande conhecimento as TICs. Fazendo com que repensamos e avaliamos as metodologias usadas no ensino-aprendizagem e o nosso papel como educador.
As aulas tradicionais não atraem, não fazem com que os educandos participem... que se sintam sujeitos de seu próprio processo educativo, principalmente aos que têm acesso diário ao mundo virtual e tecnológico.
É necessário inovar, fazer uso das novas tecnologias nas escolas, se quisermos formar sujeitos ativos, críticos, participativos, colaboradores,... na construção de uma sociedade mais democrática.
Através das TICs é possível fazer com que todos interagem, que todos tenham “vez e voz” sem precisar se expor, o que para muitos é uma tortura apresentar um trabalho oralmente, usando as TICs os mesmos  nos surpreendem com a facilidade que possuem em manuseá-las .
No que se refere as TICs, os educandos estão graduados enquanto estamos nos alfabetizando. Cabe a nós educadores o papel de orientar, mediar, oferecer oportunidades de recursos complementares, que auxiliam, que facilitam a construção do conhecimento individual e coletivo.
A Internet é uma ferramenta que oportuniza a aquisição de novas habilidades e competências, que contribuem nas novas formas de aprender e ensinar. Os conteúdos são diversos, abrangentes, ilimitados,... despertando a curiosidade, a descoberta , a socialização, a produção da própria aprendizagem.
Diariamente, nos deparamos com a linguagem dos “internetês” e nos vimos mais uma vez desatualizados, pois essa linguagem é usada principalmente em redes sociais, é codificada para que só os usuários se entendam... usam para ganhar tempo pois na maioria das vezes estão jogando, participando de um bate-papo, estão no Msn tudo ao mesmo tempo.
Na escola usamos uma linguagem padrão para que haja entendimento e compreensão entre todos. Mas nada nos impede de construírmos juntos um dicionário com a linguagem dos “internetês” para ser comparado com o da língua padrão. Bem como criar regras com os educandos de onde e quando usar a língua dos “internetês”.
Já está comprovado que o avanço tecnológico é fundamental e decisivo na construção dos saberes, cabe a nós fazer  o melhor proveito dos mesmos principalmente nas escolas.
                                                                                              Ana Carmen Henz Braun
                                                                                           Acadêmica- Pedagogia EAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário