Páginas

terça-feira, 24 de abril de 2012

Artigo:

                                O USO DAS TICs NA EDUCAÇÃO

Introdução:

Este artigo vai nos apresentar como a revolução tecnológica afetou a educação, e será dividido em três capítulos. O primeiro abordará: O uso das TICs na sala de aula. No segundo capítulo: O uso dos internetês e no terceiro: Como usar as TICs.
A revolução tecnológica vem provocando mudanças visíveis e significativas em todas as áreas do conhecimento humano.
Na educação as TICs possibilitam a socialização, a interação, o compartilhamento de informações e ideias  e a disponibilidade de cursos a distância – EAD.

Capítulo 1:          USO DAS TICs NA SALA DE AULA

Vivemos numa sociedade marcada pelo conhecimento e pela informação.
Nas escolas as TICs vem sendo inseridas aos poucos e com cautela, e já fazem parte do cotidiano da maioria dos educandos.
O novo sempre faz com quê haja resistência. A inovação provoca mudanças, reflexão-ação, planejamento,... e muitos educadores preferem ficar na mesmice na comodidade.
Hoje não podemos pensar no espaço escolar sem a presença e o uso das TICs. Elas chegaram para melhorar e qualificar a educação, se usadas de forma correta e produtiva. São ferramentas pedagógicas essenciais que auxiliam no desenvolvimento de habilidades que permitem a construção do conhecimento.
O educador não é mais o único detentor do saber, do conhecimento, e no que diz respeito as TICs os educandos é que são os mestres. Precisamos trabalhar em parceria com os educandos, oportunizando a utilização e o acesso as TICs para a aquisição do conhecimento individual e coletivo. Vivemos num constante aprender e ensinar. “ O professor deve ser um aprendiz permanente e um organizador da aprendizagem” ( Gadotti ).
Para qualificar o ensino através das TICs é necessário:
- reconhecer as TICs como recurso pedagógico;
- reformulação do currículo escolar;
- novo método de trabalho e avaliação;
- planejamento coletivo;
- formação continuada para educadores...
As escolas devem implantar novas tecnologias no processo de ensino – aprendizagem, como uma nova forma de aprendizagem integral.

                                          
Capítulo 2:                     O USO DOS INTERNETÊS

Com o surgimento da Internet, o mundo e o modo de vida das pessoas vem mudando, como também a língua usada neste meio de comunicação.
A Internet é uma ferramenta muito importante, que contribui na produção e aquisição do conhecimento. Possui uma enorme quantidade de informações que podem ser acessadas e utilizadas por milhares de pessoas, a qualquer momento, em qualquer parte do mundo.
Hoje uma grande parte da população está conectada e interagindo em alguma rede social: MSN, Chat, Orkut, Facebook,... e usando uma linguagem própria, uma nova variedade da língua “internetês”.
Internetês é o código de linguagem usado pelos internautas nas mídias sociais. É uma linguagem taquigráfica, fonética, visual. São abreviações, simplificações, símbolos gráficos e de caracteres... que tornam a comunicação mais rápida e ágil.
As escolas têm o desafio de trabalhar com essa nova variedade da língua, de orientar quando e como usar, de limitar. O professor é o elemento fundamental, o facilitador, o mediador,... no processo de ensino-aprendizagem, e deve oportunizar trabalhos com a língua formal e informal. Fazer com que os educandos interpretam, analisam, criticam, opinam,... e compreendam as diferentes formas de linguagem e como utilizá-las de maneira adequada na construção do conhecimento.
A Internet é um meio de comunicação democrático: onde o locutor tem liberdade de expressão, enquanto o interlocutor tem a opção de aceitar ou ignorar a mensagem.
                                             
                                            
Capítulo 3:              COMO USAR AS TICs

            Estamos vivendo num “mundo fugaz”, em mudança rápida, no qual as fundações sociais, econômicas, culturais e políticas da sociedade estão sendo redefinidas numa base contínua (Giddens).
Com o crescimento da globalização e o avanço tecnológico, surgiu a sociedade da informação e do conhecimento. E uma das responsáveis é a Internet que traz as informações diversificadas de maneira rápida e eficaz.
As TICs, como a Internet é usada em todos os setores da sociedade: educacional, comercial, político, saúde,... como ferramenta de interação, socialização, qualificação, formação,... enfim como atualização.
Convivemos com a era digital e precisamos nos adaptar e aprender novas formas de comunicação e competências para a construção de novos saberes. Pois as mídias visuais e digitais influenciam sobre as nossas práticas diárias.
O avanço tecnológico é fundamental e decisivo no processo da transformação sociocultural, pois reduz distâncias, facilita a comunicação, a troca de experiências, a aquisição das informações e conhecimentos,...
Seremos eternos aprendizes se usarmos as TICs de forma significativa e responsável.
                                           
                                                 Acadêmica: Ana Carmen Henz Braun
                                                         Curso de Pedagogia – EAD
                                                             Pólo Três de Maio - RS
                                                                                                   Abril/12

Um comentário:

  1. Ana Carmem

    Muito bom teu artigo, pois trata de alguns pontos importantes das TICs no dia a dia escolar. Você poderia apenas ter colocado as referências bibliográficas do mesmo.

    ResponderExcluir